Cuide da saúde bucal e evite doenças
Dia da Saúde Bucal

Você já ouviu falar que saúde começa pela boca, não é mesmo?
Esse ditado traz uma realidade que muitos ignoram. Saúde realmente começa pela boca e graças ao avanço dos meios de comunicação, divulgação e conscientização, esta realidade vem mudando. A importância da saúde bucal é refletida por todo o corpo, pois um é parte do todo.
Podemos citar, por exemplo, casos simples de cáries que não tratadas evoluem para abcessos que podem ser localizados, mas também podem evoluir para outros espaços faciais mais profundos, necessitando de tratamento cirúrgico em ambiente hospitalar com anestesia geral.
Um caso clássico que traz altas taxas de mortalidade até hoje é a Angina de Ludwig, que se trata de uma infecção que acomete os espaços submandibular, submentual e sublingual bilaterais comprometendo a via aérea. Sua principal causa está relacionada a infecções de origem odontogênica não tratadas em tempo oportuno.
Por muitas vezes, não temos manifestações grandes como citadas acima, estas são subclínicas e de difícil reconhecimento, pois os seus efeitos são distantes da origem (boca). Caso que exemplifica muito bem isso, é a endocardite bacteriana, que se trata de uma infeção que acomete os tecidos cardíacos susceptíveis ou até mesmo em região de próteses cardíacas.
Geralmente procura-se a origem da infecção e demora-se a perceber que ela é relacionada à alguma doença bucal.
Outra patologia muito comum da cavidade oral é a doença periodontal. Em 2010, a doença periodontal foi considerada a sexta condição mais prevalente no mundo, afetando 10 a 15% da população mundial. Ela é uma doença que acomete os tecidos ao redor do dente (gengiva, ligamentos periodontais e osso alveolar). Devido ao acúmulo de placa bacteriana, ocorre uma resposta inflamatória constante que ocasiona a perda do suporte dentário e até mesmo dos dentes. Ela também está relacionada a várias comorbidades como a própria endocardite citada anteriormente, problemas cardíacos, doenças vasculares, diabetes, síndrome metabólica entre outros.
Em ambiente hospitalar, destacam-se os pacientes de politrauma e UTI. Para os pacientes de UTI, seja qual for o motivo de sua internação, já são bem estabelecido os cuidados da cavidade oral para o suporte que ele necessita neste ambiente. Atenção principal deve ser dada aos que estão sob intubação orotraqueal ou outros dispositivos como sondas oro/nasogástricas. Muito além da antissepsia oral, os cuidados também incluem a observação de úlceras, ferimentos que muitas vezes o uso prologado destes dispositivos podem causar, identificação e remoção, quando necessário, de próteses dentárias, aparelhos ortodônticos, entre outros. Daí a importância do cirurgião dentista no ambiente hospitalar, que são especialistas em Odontologia Hospitalar e da Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais.
Entre os cuidados necessários em pacientes comprometidos, podemos citar cuidados com pacientes oncológicos do qual é mandatório avaliação odontológica antes de iniciar o tratamento de quimioterapia e radioterapia, principalmente no tocante a necessidades de extrações dentárias ou procedimentos cruentos, pois após quimio/radioterapia, estas podem causar alterações de metabolismo que dificultam o tratamento dentário posteriormente.
Nas enfermarias pediátricas ou neonatais é de suma importância a avaliação do cirurgião-dentista para casos de dificuldade de amamentação devido a dentes neonatais, freios linguais (língua presa) e cistos de erupção e outras alterações da cavidade oral.
Pacientes geriátricos têm grande dificuldade de conseguir destreza manual para realizar a higiene oral, necessitando de acompanhamento mais próximo, e pacientes em cuidados paliativos geralmente também requerem maior atenção que a população em geral.
A saúde bucal é de suma importância para a saúde geral, pois esta na verdade é uma parte do todo. É através da boca que fazemos nosso primeiro contato com o mundo e descobrimos sensações, nos comunicamos e nos alimentamos. Portanto, uma das maneiras de autocuidado é começando pela boca.
Cuide-se!









