15 de maio: Dia Nacional do Controle de Infecção Hospitalar
Como acontecem as infecções hospitalares?

Mariana Lopes de Figueiredo
Enfermeira COREN MG 32373
Infecção hospitalar é definida como toda manifestação clínica de infecção que se apresenta a partir de 72 horas do ingresso em ambiente hospitalar. Quando se desconhece o período de incubação do agente etiológico (responsável pela infecção), ou até mesmo meses após a alta, como é o caso de cirurgias que utilizam algum tipo de prótese. Em uma definição mais ampla, as infecções hospitalares foram redefinidas como infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), que são infecções que foram adquiridas devido a um procedimento assistencial. A transmissão dos microrganismos patológicos pode ocorrer de forma direta, de uma pessoa para outra, ou indireta, através de objetos, superfícies, medicamentos e materiais contaminados. As IRAS são mais graves em populações de alto risco, como idosos, adultos internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e recém-nascidos.
Atualmente, as IRAS são um problema grave de saúde pública no Brasil, pois estão entre as complicações mais recorrentes da internação hospitalar e aumentam de forma significativa a mortalidade, morbidade, duração da internação e os custos. Um estudo nacional calculou a estimativa do impacto financeiro das IRAS em UTIs de hospitais universitários brasileiros filiados ao SUS e identificou-se um aumento de 16 dias adicionais na UTI e um custo direto extra de US $ 13.892 para pacientes com IRAS em comparação com aqueles sem IRAS.
Além disso, o aumento da incidência de infecções durante a internação também intensifica um problema grave e progressivo vivenciado nos últimos anos, que é a resistência a antimicrobianos. Isso gera um ciclo vicioso, visto que cerca de 70% das IRAS são devido a microrganismos resistentes a um ou mais antibióticos. O aumento da resistência bacteriana a vários agentes antimicrobianos acarreta dificuldades nos cuidados terapêuticos individuais, por isso, a utilização dos mesmos deve ser criteriosa e restrita a circunstâncias específicas, inclusive fora do ambiente hospitalar.
No Brasil, as infecções hospitalares começaram a ser colocadas em pauta na década de 1980 com a publicação da Portaria nº 196 de 24 de junho de 1983, que instituiu a obrigatoriedade de todos os hospitais constituírem uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). A CCIH deve ser composta por uma equipe multiprofissional que atue de forma conjunta para realizar ações de prevenção, monitoramento de agravos e medidas de controle das IRAS. Além de atuar em conjunto com outros setores do hospital que tenham atividades afins, como controle do uso racional de antimicrobianos, serviços de limpeza e desinfecção, controle de pragas e vetores, gerenciamento de resíduos, qualidade da água utilizada no hospital, saúde ocupacional, compra de insumos adequados do ponto de vista sanitário, dentre outras. Estas atividades e a forma como serão desenvolvidas e monitoradas, devem estar descritas no Programa de Controle de Infecção, elaborado pela CCIH de todos os hospitais. Outros marcos históricos importantes foram a elaboração do Programa Nacional de Controle de Infecção Hospitalar em 1988 e a criação em 15 de maio de 1999 do Dia Nacional do Controle de Infecção Hospitalar.
As infecções mais frequentemente documentadas são infecção da corrente sanguínea associada à cateter venoso central; pneumonia associada à ventilação mecânica; infecção do trato urinário associada à cateter vesical e infecção de sítio cirúrgico.
A higienização adequada das mãos é considerada a medida mais importante, simples e econômica para reduzir a prevalência de IRAS e a propagação da resistência antimicrobiana. Porém, observa-se uma baixa taxa de adesão dos profissionais da saúde à prática de higienização das mãos ou quando há a adesão, as técnicas recomendadas não são seguidas corretamente. Por isso, a importância do desenvolvimento contínuo de estratégias, ações educativas, e campanhas de conscientização com o objetivo de aumentar esta adesão.









