5 maneiras de deixar seu corpo clínico mais motivado

A gestão hospitalar exige atenção em diversas frentes de negócio específicas das instituições de saúde. Qualquer uma dessas instituições são negócios com grande potencial de mercado que atendem e acompanham pessoas em sua caminhada na prevenção e recuperação da saúde. É uma grande responsabilidade, além de uma grande oportunidade.
Uma das formas de atingir melhores resultados, otimizando os processos e estratégias é contar com o apoio e empenho de sua equipe. Uma instituição de saúde, assim como todas as empresas, é um grupo de pessoas capacitado e pronto para atender a outro grupo que necessita de ajuda. Os departamentos de Gestão de Pessoas não nos deixam mentir: um grande desafio é manter o corpo clínico motivado e engajado.
Com base nesse cenário, gostaríamos de compartilhar 5 formas assertivas de manter seu corpo clínico mais motivado:
1) Objetivos alinhados com a alta liderança
Não é à toa que esse item está em primeiro lugar da lista. É um dos pontos mais importantes, porque a equipe deve saber o que se espera dela, especialmente a liderança. No caso dos hospitais e demais instituições de saúde, a importância da governança clínica, relacionamento com o corpo clínico, profissionalização da gestão e atenção ao impacto no cenário financeiro do hospital são grandes diferenciais.
2) Inclusão do corpo clínico na organização do planejamento estratégico
Use e abuse do conhecimento, experiência e expertise da sua equipe. Isso faz com que se sintam parte integrante do todo, que são ouvidos e respeitados. Esse comportamento tende a se espelhar: ao ser ouvido, o time também quer ouvir. Parece um item óbvio, mas é pouco praticado pelas instituições de modo geral. As ideias e insights do corpo clínico serão de grande valia, pois eles têm o conhecimento e vivência dos problemas diários, que podem passar despercebidos pela liderança
3) Uma boa liderança médica é o melhor incentivo
A moral e produtividade da equipe vem, em boa medida, da sua liderança. A maneira como ela resolve os problemas, acalma os ânimos em situações difíceis ou mesmo se comporta diante de situações delicadas é um termômetro para entendermos o time e seu desempenho. É preciso ter uma liderança alinhada aos objetivos e disposta a buscar o seu melhor, tanto de si quanto do time.
4) Tenha coerência entre teoria e prática
Se você passa informações desconexas à sua equipe, pode ter certeza que algum problema vai acontecer. Sua comunicação deve ser clara, objetiva e direta, sem espaço para dúvidas ou desencontros. Além disso, o discurso deve estar condizente com a prática. Fale e faça conforme orientou sua equipe. Diferente disso, problemas surgirão, sejam de produtividade ou de alta rotatividade.
5) Avaliação constante de resultados
Longe de ser uma cobrança sem sentido, a análise de resultados deve partir do que foi definido em planejamento estratégico. O seu corpo clínico precisa entender o que se espera dele, participar dessa construção e depois analisar como tudo isso foi implementado e quais foram, de fato, os resultados. Também é muito importante orientar sobre pontos de melhoria e fazer elogios quando são merecidos.
A Medical Solutions é especialista em Gestão de Instituições e com alto conhecimento no pilar de Gestão de Pessoas. Para incentivá-los a melhorar o engajamento de sua equipe, oferecemos uma
lista de cursos online gratuitos na área da saúde. Conte conosco para apoiá-los no crescimento sustentável de sua instituição.









