07 Sinais de que seu centro médico precisa de serviços de saúde baseados em evidências

O ato de empreender é muito desafiador, especialmente no Brasil que possui tantas legislações de diferentes complexidades e características. Trabalhar na área da saúde se torna mais difícil ainda frente às especificidades do mercado.
Os desafios da gestão médica começam com a organização e integração com o financeiro e o atendimento. Conseguir colocar todos os setores na mesma perspectiva e caminhando para alcançar os objetivos pré-definidos é um trabalho hercúleo. É preciso definir ações estratégicas para otimizar processos e fidelizar os pacientes.
Veja quais são os principais sinais de que o seu centro médico precisa de apoio profissional na gestão:
1 .O paciente não está no centro das atenções
A forma de consumo dos serviços de saúde mudou de forma significativa nos últimos anos devido à ampliação do acesso à informação. Hoje o paciente é muito mais participativo em seu tratamento, e o profissional precisa estar preparado para explicar condutas e discutir estratégias. Quando o atendimento é conduzido desta forma, há um aumento da adesão, resultados mais satisfatórios, fidelização e indicação para futuros novos clientes.
2. Sua triagem não é planejada
A triagem é o primeiro contato do paciente com o seu centro médico. É de suma importância que ela seja feita por uma equipe altamente treinada e engajada. A cordialidade e a empatia são características indispensáveis nesse processo. Caso essa triagem seja feita de maneira equivocada, os problemas com os pacientes podem escalar. Esse é o motivo da maior parte das reclamações que as empresas recebem.
3. Não ter um software de gestão
A tecnologia não é mais uma questão de escolha. Ter o apoio de um software para gestão das demandas internas permite com que a sua empresa ganhe tempo e otimize os processos. Ter um sistema integrado que garanta acesso seguro ao histórico do paciente, exames, evolução clínica, laudos e conectar tudo isso aos procedimentos administrativos é um passo importante para alcançar o sucesso.
4. Não ter objetivos e metas definidos
Não é possível saber se você obteve resultados se os objetivos e metas não foram definidos. A equipe de gestão precisa identificar onde quer chegar e como fará, para assim traçar ações estratégicas e fazer avaliações periódicas.
5. Ter a gestão financeira da clínica e a pessoal juntas
Esse é um problema mais comum do que se pode imaginar. Misturar movimentação financeira pessoal com as da clínica. Dessa maneira não é possível avaliar corretamente a saúde financeira da empresa, além de não conseguir enxergar se os objetivos estão sendo alcançados ou não.
6. Não oferecer um atendimento humanizado
As pessoas esperam ser recebidas nos serviços de saúde por profissionais que demonstrem interesse real em suas demandas, que sejam resolutivos, cordiais e acolhedores, e que ofereçam uma experiência personalizada ao seu tratamento. Estes aspectos já ficam evidenciados desde o início, na própria forma de comunicação, verbal e não-verbal, e no quanto o repasse de informações dentro do serviço é alinhado e fornecido com segurança.
7. Consultas marcadas em horários errados
A agenda do seu centro médico deve estar organizada e sem marcações erradas. Agendar dia ou horários equivocados, gera uma má percepção da sua marca e pode trazer muitos transtornos.
Se a sua clínica enfrenta esses desafios, a Medical pode ajudar. Somos especialistas em gestão de instituições de saúde, com uma equipe de consultores experientes e altamente qualificados. Nossa expertise em gestão, definição de indicadores de desempenho e otimização de processos pode auxiliar a sua clínica a elevar os patamares de resultados. Entre em contato e fale com conheça nossa equipe!









