Quesitos de Segurança em Hospitais

A segurança dos pacientes e das equipes de assistência são primordiais para um bom desempenho do hospital. Existem legislações e práticas adotadas pelo mercado que auxiliam na melhora do fator segurança e devem ser vistas com atenção pela gestão.
De modo geral, a equipe do SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) que são colaboradores da área da saúde que visam garantir a integridade física dos integrantes dos times no ambiente ocupacional, é responsável pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Essa comissão organiza suas eleições, reuniões periódicas e demais atividades como:
- estimular ações educacionais com objetivo de conscientizar os colaboradores acerca da segurança do trabalho;
- promover programas, campanhas e outras atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores como o DSS (Diálogo Sobre Segurança) e o DDS (Diálogo Diário de Segurança);
- ações que visam proteger a integridade física dos trabalhadores dentro do hospital;
- foco em reduzir custos com acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, realizando inspeções periódicas nas condições e locais de trabalho, principalmente os insalubres;
- registrar e descrever os casos ocorridos na empresa, registrando a CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho).
Além das equipes do SESMT e da CIPA, o uso correto dos EPI’s é indispensável para a segurança de todos. Eles são essenciais para atender às normas regulamentadoras como a NR 32, por exemplo, que trata das medidas necessárias para combater doenças ocupacionais e que busca garantir condições de trabalho adequadas aos funcionários, além de apoiar para um atendimento de qualidade aos pacientes.
Um dos principais geradores de infecções em instituições de saúde são os agentes de riscos químicos e biológicos, radiações ionizantes e contaminações por resíduos, limpeza incorreta e falta de manutenção preventiva em maquinários. O uso correto de EPI’s é uma forma altamente eficaz de combate a esses problemas.
Os principais itens de uso no ambiente hospitalar são:
- Luvas;
- Óculos de proteção;
- Avental;
- Máscara cirúrgica;
- Sapatos fechados;
- Touca;
- Máscara com filtro químico;
- Protetor facial de acrílico;
- Máscara PFF2/ N95.
Além do uso correto, o descarte e a escolha de bons fornecedores de EPI’s podem fazer toda a diferença na segurança das atividades.
A Medical atua totalmente focada na segurança dos seus parceiros e se coloca à disposição para colaborar para o aumento desse quesito em sua instituição de saúde.
Fale conosco.









